Na última sexta-feira, 29 de novembro, aconteceu a Live do Prêmio Organizações de Destaque do projeto Cidades no Controle do Câncer. O evento, que contou com a participação das líderes articuladoras, teve como objetivo celebrar as conquistas de organizações que se destacaram no enfrentamento ao câncer e dar voz a esses importantes agentes de transformação social.
Durante a live, foram reveladas as três organizações vencedoras, além de realizada uma menção honrosa a todas as 23 organizações articuladoras e à paciente oncológica Jany Klay Rodrigues, que mobilizaram candidaturas nas eleições de 2024. A premiação foi acompanhada de uma entrega simbólica de certificados, com a previsão de envio dos documentos digitais por e-mail até o dia 6 de dezembro.
O evento também trouxe importantes reflexões. Alexandre Ben, coordenador de projetos e relações institucionais da Federação Brasileiras de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), destacou o papel da Coalizão Cidades no Controle do Câncer no fortalecimento do advocacy: “O projeto tem o mérito de criar a oportunidade para o advocacy, abrindo espaço para o debate público e fazendo isso de forma coletiva, com todos juntos.”
O evento também apresentou um resumo dos resultados da Coalizão durante o ano, além de antecipar o que as articuladoras podem esperar para 2025, com foco no engajamento dos eleitos por meio das Cartas-Compromisso e no monitoramento das políticas públicas.
As vencedoras do prêmio foram:
- 1º lugar: Associação das Mulheres de Peito de Piumhi – Maria Zilma, representante da associação, expressou sua emoção ao receber o prêmio: “Estou super feliz e emocionada. Essa é uma oportunidade para cobrarmos os gestores eleitos sobre a pauta oncológica.”
- 2º lugar: Viamama (Grupo de Apoio e Prevenção ao Câncer de Mama de Viamão)
- 3º lugar: AMUCC (Amor e União Contra o Câncer de Florianópolis)
O evento encerrou com as líderes articuladoras compartilhando suas considerações sobre a Coalizão e o encerramento de mais um ano de muito trabalho e conquistas.