Na última sexta-feira (30/08), o movimento Coalizão Cidades no Controle do Câncer concluiu uma série de capacitações voltadas para fortalecer o engajamento político e aumentar a visibilidade da causa do câncer nas eleições municipais.
Capacitação 1: “Como Mobilizar Candidaturas”
No dia 16 de agosto, a primeira capacitação intitulada “Como Mobilizar Candidaturas”, reuniu organizações para orientar como influenciar candidatos e candidatas nas eleições municipais. Leandro Machado, cientista político e mestre em Administração Pública pela Universidade de Harvard, conduziu o evento com insights sobre estratégias de mobilização e advocacy. A capacitação incluiu o lançamento do Edital de Premiação para reconhecer as organizações que mais se destacarem na mobilização de candidatos para prefeitos e vereadores.
O encontro contou com a mediação de Helena Esteves, cientista política e Gerente de Advocacy no Instituto Oncoguia, e a contribuição da jornalista Cibele Carneiro, coordenadora de engajamento da Coalizão pelo Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC).
Capacitação 2: “Como Ampliar a Visibilidade com a Coalizão”
A segunda capacitação, realizada no dia 30 de agosto, às 9h, em formato online, focou em discutir estratégias para aumentar a visibilidade da Coalizão e sensibilizar candidatos e candidatas sobre a importância de a pauta oncológica estar presente no topo da agenda política nacional.
Mely Paredes, coordenadora de comunicação da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), aproveitou a oportunidade para orientar as organizações sobre o uso eficaz da comunicação digital. Ela destacou a importância de adaptar as estratégias de comunicação às particularidades regionais de cada organização para fortalecer a causa comum. Mely também apresentou o kit de materiais disponibilizado, demonstrando como utilizá-lo para promover a divulgação nas redes sociais de maneira mais efetiva.
Assista à gravação das capacitações:
Para mais informações sobre a Coalizão Cidades no Controle do Câncer e se envolver na iniciativa, participe do grupo no WhatsApp (acesse aqui) ou envie um e-mail para [email protected]. Para detalhes adicionais e materiais de apoio, visite nosso site em http://cidadesnocontroledocancer.org.br/.